Um olhar sob Construções Arquitetônicas Permanentes
em São José do Rio Preto

Pretende-se com esta pesquisa, lançar um olhar mais aprofundado sobre algumas construções arquitetônicas que não foram modificadas com o tempo e que fazem parte do acervo urbanístico cultural da cidade.
São José do Rio Preto possui 169 anos, contendo várias construções arquitetônicas públicas e privadas que são consideradas Permanentes, pois, com o passar dos anos, não modificaram seus elementos arquitetônicos.
Serão escolhidas algumas construções para serem objeto de análise. Cada construção será analisada, por meio de fotos e entrevistas, para obtenção de alguns dados, como nome do arquiteto ou engenheiro que fez o projeto, ano de construção e elementos arquitetônicos principais.
-
Prédio Comercial na Av Alberto Andaló
2S Portaria Remota
Ano de construção: não informado
Autor do Projeto: não informado
Endereço: Av. Alberto Andaló, 3942 - Vila Redentora, São José do Rio Preto – SP
Este é um ótimo exemplo de Arquitetura Permanente. Construído há mais de 10 anos, este prédio imponente dispensa cores em sua fachada. Temos a predominância das texturas de concreto e vidro. As formas das grandes vigas de concreto, são grandes faixas que parecem segurar o edifício. Essas formas em conjunto com a vegetação das palmeiras, dialogam com o verde, aparecendo entre as grandes faixas de concreto.
É uma Arquitetura imponente, que trás a sensação de força e segurança, características do comércio atual que abriga.
Nota-se que no comércio anterior e no atual, não foram necessárias grandes intervenções na fachada, pois esta já incorpora beleza suficiente.


Fotos atuais do prédio, 2S Portaria Remota. Fonte: Fabricio Farinazzo

Foto antiga do prédio, com o comércio anterior. Fonte: google street view
2. Prédio Comercial na Av Alberto Andaló
Lima Ortodontia
Ano de construção: 1976, aproximadamente
Autor do Projeto: não informado
Endereço: Av. Alberto Andaló, 4025 - Centro, São José do Rio Preto – SP
Imagine que o mesmo estabelecimento funciona a décadas no mesmo local. Pois é o que ocorre com a Lima Ortodontia, presente no mesmo endereço a 45 anos. Assim como na arquitetura anterior, o concreto está amplamente presente neste edifício. Um totem de concreto rústico sustenta a logomarca da Lima Ortodontia. A fachada da Av. Alberto Andaló tem um balanço de aproximadamente 2 metros, o que dá a sensação de que a construção está flutuando. Uma pele de vidro toma grande parte da parede e, acima dela, uma pérgola de concreto protege contra o sol e proporciona beleza estética ao conjunto.
É uma Arquitetura imponente, que trás a sensação de serenidade e estrutura forte.

Foto atual da construção. Fonte: Fabricio Farinazzo

Foto antiga da construção. Fonte: google street view
3. SWIFT
Ano de construção: 1942
Autor do Projeto: não informado
Endereço: Av. Duque de Caxias, s/n – São José do Rio Preto - SP
“Em 1942, a Companhia Swift do Brasil inaugurou, em São José do Rio Preto, uma fábrica para a produção dos óleos de cozinha "A Dona" e "A Patroa". A iniciativa gerou oportunidade de emprego a muitos operários da cidade. O local era um conjunto composto por prédios destinados ao armazenamento e seleção de grãos de algodão, milho e amendoim, e à extração do óleo em fornos de alta temperatura. As edificações seguiram o modelo das indústrias inglesas da época. Um grande reservatório de água também foi construído ao redor, para o abastecimento das caldeiras, escritórios, quadras esportivas e refeitório para os funcionários. A fábrica funcionou até 1970, quando se transformou em depósito e armazém. Em 1983, a Prefeitura adquiriu o prédio com o objetivo de torná-lo um espaço cultural e de lazer.” Fonte: https://www.riopreto.sp.gov.br/7260/
A Arquitetura da Swift é simplesmente maravilhosa! Basta entrar em seu complexo, para ser emergido em uma atmosfera de cultura e história. Com certeza é uma grande Arquitetura Permanente de São José do Rio Preto.




Fotos atuais do complexo. Fonte: Fabricio Farinazzo
4. Mercado Municipal
Ano de construção: 1944
Autor do Projeto: não informado
Endereço: R. Antônio de Godoy, 3048 - Centro, São José do Rio Preto
"O Mercado Municipal de São José do Rio Preto é um importante mercado público da cidade. Foi inaugurado em 19 de julho de 1944 para ser um entreposto comercial de atacado e varejo, especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e outros produtos alimentícios.
O prédio possui características do Movimento Art Déco, com volumes arredondados, corpo central como elemento verticalizam-se, elementos geométricos salientes em volta das esquadrias e paredes, esquadrias esféricas, platibandas em níveis diferentes, pilares arredondados e marquises.
Ao todo, o local dispõe de 1.688 metros quadrados e cerca de 100 instalações comerciais, entre boxes e bancas.
No início, as atividades eram limitadas à venda de produtos alimentícios, peças de barro, buchas secas, vassouras, cestas e peneiras de taquara. Atualmente, é possível encontrar um grande variedade de produtos, de flores, revistas e até artigos esotéricos.
O Mercadão foi tombado como patrimônio histórico do município pelo Comdephact - Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico, em 2004. Três anos depois, foi eleito pela população como uma das sete maravilhas da cidade."
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_Municipal_de_S%C3%A3o_Jos%C3%A9_do_Rio_Preto


Fotos atuais do Mercadão. Fonte: Fabricio Farinazzo
5. Senac
Ano construção: não informado
Autor do Projeto: não informado
Endereço: R. Jorge Tibiriçá, 3518 - Vila Santa Cruz, São José do Rio Preto – SP
A Arquitetura do Senac possui traços do movimento arquitetônico moderno, sua qualidade de execução e beleza enxem os olhos de quem visita o prédio. Sua continuidade arquitetônica no decorrer dos anos faz com que seja uma das grandes Arquiteturas Permanentes de São José do Rio Preto.

Foto atual do Senac. Fonte: Fabricio Farinazzo

Foto atual do Senac. Fonte: Fabricio Farinazzo


Fotos atuais do Senac. Fonte: Fabricio Farinazzo

Fotos antiga do Senac. Fonte: https://climaonline.com.br/sao-jose-do-rio-preto-sp/foto/senac-sao-jose-do-rio-preto-rua-jorge-tibirica-sao-jose-do-rio-preto-sp-66-30321
6. Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Ano construção: 1943
Autor do Projeto: não informado
Endereço: Praça Dom Lafayette Libânio - S/n - Boa Vista, São José do Rio Preto - SP
Este edifício possui uma das mais belas arquiteturas de São José do Rio Preto. Sua construção foi finalizada em 1943. É uma construção riquíssima em detalhes, característica das obras eclesiásticas da Igreja Católica. Com certeza, é uma grande Arquitetura Permanente da cidade.




Fotos atuais da Basílica. Fonte: Fabricio Farinazzo
7. Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão
Ano construção: 1980
Autor do Projeto: um grupo de engenheiros e arquitetos, que tinha como um dos líderes o inesquecível engenheiro José Gonçalves Toscano. Os arquitetos Ernani Vilela e José Luiz Gonçalves.
Endereço: Praça Jornalista Leonardo Gomes, Centro, São José do Rio Preto - SP
“O Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão teve sua construção iniciada na gestão do prefeito Wilson Romano Calil, já no início do seu governo, em 1973. Infelizmente, somente a Biblioteca foi construída e, até hoje, não foi concluído o seu projeto original, que incluía cordas de aço em volta de todo prédio da 'Aranha', como foi carinhosamente apelidada.”
Fonte:
O prédio da “Biblioteca Municipal”, como muitos o chamam, possui uma Arquitetura fantástica, mesmo que não tenha sido finalizada conforme o projeto original. A construção tem o formato de uma aranha, com “pernas” que despontam desde o topo até o piso do térreo, com uma volumetria no topo que parece a cabeça da aranha.
É uma obra sólida, com cores de concreto, imponente e sóbria, como um prédio municipal tem que ser.

Foto atual do Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão. Fonte: Fabricio Farinazzo

Foto antiga do Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão.
Fonte: Coluna detalha hoje a construção da Biblioteca Municipal (diariodaregiao.com.br)
Devemos olhar para o passado e para o presente em busca de construções Arquitetônicas Permanentes, para que possamos valorizar e preservar a arquitetura e o patrimônio histórico de São José do Rio Preto. Através dessa pesquisa, vimos que tanto obras públicas quanto privadas devem ser analisadas e preservadas.
Dezembro de 2021